domingo, 15 de julho de 2007

Interessante

Um passeio pelo Glicério, no coração de São Paulo

Uma reportagem com números e relatórios não precisa ser chata e massuda.

Leia com atenção o texto de Paulo Totti "Glicério, o submerso retalho da Liberdade" publicado quinta-feira, 12/7, na página A16 do “Valor Econômico” (a versão online do texto é aberta só para assinantes, mas o Totti e o Valor deixaram a gente colocar a íntegra aqui).

É um exemplo de reportagem bem apurada e bem escrita.

A pauta, as deficiências do atendimento público pré-escolar, não é nova. Mas o tratamento que Totti dá para o assunto merece uma leitura reflexiva sobre a sintonia que deve haver entre apuração e texto. É o tipo de pauta que normalmente conduz a reportagens cheias de estatísticas, citações de relatórios oficiais e aspas. Um saco.

A reportagem de Totti, além de bem pesquisada e documentada, está enriquecida com o testemunho do repórter. Ele estudou o assunto (não é necessariamente um especialista) e foi a campo, gastou sola de sapato e não se limitou a entrevistas óbvias e dados frios. Suas observações pessoais humanizam o assunto. O texto nos carrega pelo Glicério e pela Liberdade, na capital paulista, e nos faz parar para pensar na importância da pré-escola.

Exercício: tente distinguir neste texto os recursos de apuração (pesquisa, entrevista, observação, documentação) utilizados pelo repórter. E observe bem como ele trabalhou as informações que tinha com a condução do texto.

site: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: